A MALDADE SEM RESPOSTAS.

Borgman (Borgman) – 2013.
Dirigido por: Alex Van Warmerdam
Duração: 113 minutos.

borgman-poster

Peguei uma cópia deste filme por causa da sinopse: “Após ter problemas no lugar onde vive, um vagabundo bate na porta de uma família rica pedindo para usar o banheiro, isso é tudo que o vagabundo precisava para por em ação seus planos diabólicos, e transformar a vida de todos da família num verdadeiro inferno” e também por ter sido selecionado no festival de Cannes de 2013. O diretor Alex Van Warmerdam já fez diversos outros filmes que não tive a oportunidade de assistir. Garanto que “Borgman” é um filme no mínimo curioso.

O filme começa com uma espécie de caça, um padre armado com uma “calibre 12” e mais duas pessoas que parecem ser trabalhadores do campo, eles estão numa mata e vlcsnap-2014-02-13-20h51m24s11neste momento, um homem que vive embaixo da terra, começa a fugir, ele está muito bem vestido e leva uma maleta, ele avisa mais dois companheiros que vivem em outros buracos debaixo da terra e foge. Este início já é bem estranho, porque não há explicação sobre o porquê deles estarem sendo caçados, porque aquelas pessoas vivem debaixo da terra, como foram parar debaixo da terra, elas usam da tecnologia atual, já que têm celulares, não é um tipo de povo que vive no meio do mato sem tecnologias e há muitas perguntas que começam a martelar na cabeça quando outras cenas se seguem.

O homem do início do filme anda pelas ruas, toca campainha em uma casa e pede para tomar banho, a mulher que atende prontamente bate a porta na cara do homem que segue para outro lugar, ele chega a uma casa grande com um grande jardim em volta, vê algumas pessoas pela janela e resolve apertar a campainha, ele é atendido por um homem que pergunta o que ele quer, ele pede para tomar banho o homem recusa, ele usa alguns argumentos e diz que conhece a sua esposa, o homem chama sua esposa, uma confusão se arma e irritado o homem da casa começa a bater naquele homem barbudo e sujo que está em frente à sua casa, a esposa o detém, Borgman (o homem ator-do-filme-borgman-de-alex-van-warmerdan-que-concorre-na-mostra-competitiva-do-festival-de-cannes-2013-1368217242299_956x500misterioso) se esconde no mato, visivelmente machucado. O marido (Richard) e a esposa (Marina) tem uma discussão Marina pergunta se aquilo era necessário, Richard ainda nervoso, pega o carro e vai trabalhar, Borgman toca novamente a campainha e Marina o deixa tomar um banho, ela o alimenta e o deixa dormir aquela noite numa pequena casa que eles têm no quintal, que eles chamam de casa de verão. Nesta cena já se começa a abrir mais possibilidades de quem deve ser este tal de Borgman, ele conhecia realmente Marina, já que ele não diz seu nome certo no primeiro momento e será que ela não o conhece ou mentiu que não o conhecia somente na frente do marido já que ela o ajudou depois, mas poderia estar apenas com pena do velho homem porque o marido o espancou e não há nenhum diálogo de que os dois realmente se conheciam anteriormente, as perguntas aumentam.

Borgman acaba ficando mais do que uma noite na casa de verão e vai para a casa principal onde toma um banho, pega comida, conversa com os filhos de Marina e Richard, este último que não sabe da presença deste homem em sua residência, alguns cachorros vem visitar Borgman e ele diz aos cachorros que ainda não é a hora, que estão adiantados, há algo de mágico, meio diabólico nesta cena, os cachorros vão embora, como são dois, podem ser os dois homens, que ele avisa para fugir no começo do filme, transformados em cachorros. Borgman em uma manhã resolve ir embora, mas Marina estranhamente pede que ele fique, ele diz estar entediado e sugere se tornar o novo jardineiro da casa, para isso Borgman arma um plano para se livrar do atual, ele enveno-o, leva-o para casa e mata ele e a esposa com a ajuda de uma senhora e outra mulher mais jovem que parece sempre ajuda-lo. Já que Richard tem que arrumar outro jardineiro, sua mulher o ajuda, mas é Borgman quem seleciona os candidatos, todos eles são estrangeiros e negros que Richard não deixa nem entrar na casa por causa de seu racismo e preconceito, eis que Borgman com a barba e o cabelo aparados surge como o melhor candidato e fica com o emprego, resolve fazer uma grande mudança no quintal e ainda consegue o quarto de hospedes para dormir e ainda incluir seus dois seguidores wrborg03(vou chama-los assim), como ajudantes e consegue que eles fiquem na casa de verão. Marina parece cada vez mais brava com Richard, que parece estar com problemas no trabalho, Marina está cada vez mais afastada das crianças e nervosa com a babá das crianças e totalmente entregue aos desejos de Borgman, parece até que ele a enfeitiçou, talvez ficando pelado em cima dela enquanto ela dorme ao lado do marido e parece ter pesadelos ou de alguma forma fez com que ela simpatizasse com ele a fazendo rejeitar o marido. Neste momento algumas perguntas parecem estar respondidas, mas ao mesmo tempo outras perguntas surgem e o suspense aumenta.

Um dia um dos ajudantes de Borgman leva as crianças para a escola, porque a babá sente-se mal, então, ele as leva para outro local que não é a escola, junto das duas mulheres que ajudou Borgman anteriormente, elas parecem estar totalmente apáticas com aquela situação e as crianças sofrem uma espécie de cirurgia que as marca com uma cicatriz nas costas, na altura dos pulmões, igual à que Borgman também tem, as crianças voltam, como se tivessem passado um dia na escola e vão dormir. Neste momento parece que algum ritual está sendo realizado por Borgman, será que ele está tentando envenenar as crianças para ficar com a casa? Será que ele quer implantar algo para que as crianças sejam suas seguidoras? Será que ele quer tirar algo de ruim que está nas inocentes crianças?

Próximo do final há algumas reviravoltas no filme que o deixa muito interessante, algumas perguntas acabam sendo respondidas, mas outras se acumulam desde o início e não são respondidas, pelo menos não de um jeito metódico, talvez haja sinais e símbolos que nos responda o que ocorre no filme, só sei que numa primeira assistida o enredo envolve tanto que é praticamente impossível ficar reparando em detalhes, cria-se uma tensão grande em saber o que Borgman quer, o que ele faz ali, porque aquelas pessoas, quem é Borgman? Um demônio, um messias, um louco religioso, um novo imperador da maldade no mundo, ele é um líder de uma seita que está começando ou recomeçando? Quantas vezes ele deve ter feito isso e de onde ele vem e para onde vai? Me parece que todas poderiam ser uma resposta bem plausível.

20570927“Borgman” é um filme que desperta muitas perguntas que creio que não serão respondidas com facilidade, cada um pode ter a sua interpretação segundo o seu repertório, algumas pessoas podem não gostar, é um belo filme para ficar discutindo e analisando depois de assistido em grupo, ter umas viagens, ser estudado mesmo. A parte técnica do filme é muito boa, a fotografia ressalta bem a beleza natural e a arquitetura moderna da casa que há no meio da mata, é uma produção grande, já que há coisas grandiosas no filme, como tratores e a mudança de um quintal inteiro, os atores desenvolvem bem seus personagens, atuando de um modo realista, as crianças também estão muito bem no filme e isso tudo faz o filme fluir muito bem, fazendo com que prestamos atenção a estória em si e em todo o mistério que ele desenvolve e não responde na sua totalidade. Me fica a pergunta, quem é Borgman? Cheguei até a cogitar que poderia ser baseado em fatos reais, mas, o roteiro é original e não é baseado em um livro ou fatos reais, além de Cannes o filme esteve em vários festivais e ganhou alguns deles. Algumas pessoas consideram o filme como um thriller surreal, mas do jeito que é feito, parece que tudo isso poderia realmente ter acontecido mesmo algumas coisas serem absurdas e parecerem fora do lugar. “Borgman” é um ótimo filme, para deixar seus pensamentos confusos e fazer pensar e se decepcionar caso você não encontre as respostas esperadas para o mistério deste filme.

 

TRAILER:

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s