SEXO, MENTIRAS E VIDEOTAPE

Sexo, mentiras e videotape (sex, lies and videotape).

Dirigido por: Stenven Sorderbergh.

Duração: 100 minutos.

Peguei este filme para assistir pelo titulo e também por causa do diretor,  Sorderbergh é o diretor da trilogia Onze homens e um segredo e vi outro filme que ele dirigiu o fraco Confissões de uma garota de programa, alguns anos antes ele fez este filme, Sexo, mentiras e videotape, que depois que assisti procurando informações vi que foi o ganhador de Cannes em 1989.

Dalton volta para a cidade que viveu durante o colégio depois de mais de dez anos, ele fica na casa de um amigo, John, eles não se vêem desde a época do colégio, eles já não tem o mesmo relacionamento amigável, John tem um escritório de advocacia e Dalton é mais um artista, vive fazendo vídeos e não tem uma situação financeira muito estável. John vive com sua esposa Ann Bishop e tem um relacionamento extra-conjugal com a cunhada Cynthia. Dalton não tem onde ficar e acaba passando alguns dias na casa de John até que ele possa encontrar um lugar para ficar.

Ann fica a cargo de ajudar Dalton a encontrar um lugar para ficar, ele só quer um lugar para dormir e ficar por algum tempo, os dois começam a conversar e se tornam amigos, enquanto o relacionamento de John com a cunhada não anda muito bem. Dalton acaba encontrando um lugar para ficar durante um tempo, ele não diz para Ann o que exatamente faz para viver e em suas

conversas Ann acaba contando mais do que já contou para o seu psicanalista, ela e John não vem tendo um bom relacionamento. Com o tempo Dalton também acaba confessando os vídeos que realmente faz, o que acaba afastando Ann durante um tempo.

Em seu apartamento, um dia Dalton recebe a visita de Cynthia que gostaria de conhecê-lo, ela sabe do trabalho dele e gostaria de participar do seu projeto. Dalton grava fitas de mulheres falando sobre suas relações sexuais, seus medos, desejos e experiências, Cynthia se submete a experiência evai contando cada vez mais. Dalton já havia confessado que tinha disfunção eretica e que tivera um relacionamento naquela cidade que o havia machucado muito e o afastado dali.

Cynthia acaba contando para Ann que foi para o apartamento de Dalton e o que fez lá, enciumada, Ann acaba aparecendo no apartamento de Dalton, ela grava um vídeo, começa a confessar seus segredos diante da câmera de Dalton, até o momento em que eles trocam de posição Ann começa a perguntar e aos poucos Dalton se vê envolvido em seu próprio jogo.

John fica sabendo que Ann esteve no apartamento de Dalton e vai tirar satisfações com ele, John ao ver a verdade e também abrir o jogo com Dalton, deixa os dois em questionamentos profundos sobre o que estão fazendo não apenas com suas vidas sexuais, mas também com a parte sentimental.

Sexo, mentiras e videotape é um filme que aborda a “perversão” humana, até que ponto precisamos do sexo em nossas vidas e como precisamos dele, o ser humano se entedia facilmente, por isso que é sempre necessário a discussão entre os casais para que não se torne algo mecânico, também fala de diversas possibilidades de satisfação, o John tinha que procurar outras mulheres, Ann gostava do “proibido”, Cynthia estava confusa e buscava alguma resposta para sua vida sexual e Dalton achou um modo pouco convencional de satisfazer os seus prazeres, era quase uma espécie de pornografia, que é outro assunto. Tudo isso é colocado como tabu pela sociedade, que não vê o sexo como uma prática saudável e libertadora. Assim, uma reflexão sobre os desejos escondidos dentro de cada um de nós é feita apos assistir este filme.

Cinematograficamente é um filme simples, com poucos recursos, mas que funciona muito bem, tem alguns planos-sequência, a iluminação parece ser luz natural o tempo todo, o aspecto mais gritante no filme é realmente o roteiro e como ele é narrado, não há grandes enquadramentos ou movimentos de câmera, um filme bom de assistir não sei se mereceria um prémio como Cannes, mas realmente um grande filme.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s