Exit Through the Gift Shop

Exit through the gift shop.

Dirigido por: Banksy.

Duração: 90 minutos.

Este é um documentário que foi dirigido por Banksy, hoje já famoso pela sua street art e intervenções, mas, são poucas as pessoas que conhecem a sua verdadeira identidade. No início este filme era para ser sobre o Banksy, dirigido pelo Thierry um viciado em vídeo que filmava tudo o que via. Mas como ele não entendia muito de vídeos, Banksy tomou as rédeas do projeto e fez este documentário que é mais sobre o Thierry do que do Banksy.

O documentário começa com Thierry e com o Banksy, este último que sempre aparece mascarado e com voz distorcida em público, introduzindo um pouco o que é a street art, com alguns “figurões”, como o Space Invaders, que coloca pelas cidades um dos personagens do velho jogo do atari. Mostrando a ousadia dos artistas e as dificuldades desta arte que desafia muito as autoridades. O que é o mais interessante neste documentário.

Thierry acaba conhecendo o Banksy por intermédio do Space Invaders, Banksy acaba aceitando que ele grave imagens suas, inclusive as imagens da intervenção do Banksy na Disneylândia que tem até no youtube foram gravadas por ele, depois disso Thierry começa a gravar diversos vídeos de Banksy e também de alguns artistas de rua, principalmente em Los Angeles, onde Banksy que é da Inglaterra, sempre aparece para fazer as suas intervenções. Ele está presente na famosa exposição/intervenção que Banksy faz com um elefante pintado.

Depois de muitas imagens gravadas, Banksy sugeri a Thierry que monte algum filme, já que ele tem muitas imagens, são centenas de fitas e ele tem um grande trabalho para conseguir montar algo. O resultado não agrada Banksy, é neste momento que o filme começa a ter outro direcionamento, a montagem do filme não agradou o Banksy não parecia um filme, Thierry não era um cineasta, ele somente captava imangens. Banksy então propõe que ele comece a fazer a sua arte, é daí que surge o Mr. Brainwash, Thierry usa este pseudônimo como artista.

Apartir deste momento o documentário passa a ser sobre Mr. Brainwash, ele começa a modificar imagens com pessoas usando os óculos escuros que ele costuma usar. Um dos que mais aparecem é o Elvis, é uma mistura de Andy Warhol com Banksy, ele é até citado como o novo Warhol. Brainwash começa a criar uma equipe para auxiliá-lo, o que facilita o seu trabalho quando ele começa a fazer em grande escala para uma enorme exposição de street art com seus trabalhos.

 

A exposição é um evento gigantesco e com uma grande desorganização por seu a primeira exposição do Mr. Brainwash. Mostra toda a inexperiência de Brainwash e também a dificuldade de montar uma exposição, principalmente uma tão grande com tantas obras, antes mesmo de abrir a exposição, já tinha uma fila enorme para conferir o trabalho do “novo Warhol”.

Exit through the gift shop é um documentário simples, mas que também não é como os documentários que tem apenas um monte de entrevistas, ele mostra imagens e toda a situação que tem que passar estes artistas para poderem divulgar a sua arte, hoje em dia é muito discutido que a street art não deve ser uma arte de galerias e se tornar “mainstream” por ser uma arte de rua, muitos artistas hoje em dia, como é o caso dos famosos Gêmeos do Brasil que hoje faturam grandes quantias com suas artes. Acho o Banksy diferente, porque ele tem uma tendência mais contestadora dos costumes e política, é só ver os dois policias ingleses se beijando, o Jesus crucificado cheio de sacolas de compras nas mãos, o guerrilheiro com um buque de flores, enfim, diversas obras que nos fazem pensar e que não são apenas pixações ou obras para aumentar apenas o ego do artista.

Um filme que vale muito a pena ser assistido pelas pessoas que principalmente gostam de arte, que questionando os sistemas e que também querem se inspirar e conhecer outros modos de criticar e fazer com que as pessoas pensem, que é o que realmente está faltando no mundo, pessoas que pensem e não sigam rotinas o tempo inteiro.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s