FORBIDDEN DOOR

The Forbidden Door (Pintu terlang).

Dirigido por: Joko Anwar.

Duração: 115 minutos.


Este é um filme produzido na Indonésia e participou de alguns festivais, o mais badalado foi o de Rotterdam, na Holanda. Só por ser um filme da Indonésia, já vale a pena ser visto, já que não é comum ver estes filmes por aqui, tanto que não foi lançado no Brasil e talvez nem seja.

Gambir é um escultor que começa a ter um certo reconhecimento, com obras um tanto diferentes, é uma série de esculturas de mulheres grávidas em estranhas posições. Gambir não parece estar feliz com seu sucesso, lhe falta algo, ele quer um filho.

Sua namorada Talyda fica grávida, só que ela não quer ter o filho, porque ela só quer ter um filho depois de casar, para não ser deserdada pela família e não ficar “mal falada” na sociedade, ela resolve abortar o filho. Gambir fica muito triste.

Em uma estranha noite, enquanto Gambir faz uma escultura, começa a serrar a barriga de uma escultura de mulher grávida que está fazendo, coloca o feto abortado do seu filho na barriga e a cola novamente, todas as esculturas de mulher grávida que ele faz tem um feto dentro, roubado da clínica de aborto.

Um dia, em seu atelier, no porão da sua casa, descobre uma porta que ele não consegue abrir e não sabe onde está a chave. Sua esposa o avisa que ele não deve abrir aquela porta de jeito nenhum. Mesmo estranhando, ele resolve que não irá mexer na porta. Gambir começa a ter novas idéias, quer renovar o seu estilo, mas seu empresário o chantageia e diz que ele tem que continuar com as esculturas das grávidas.

Gambir recebe estranhos recados, pedindo sua ajuda. No início ele acha que são apenas brincadeiras dos filhos dos vizinhos do bairro. Depois de um tempo, as mensagens começam a aparecer em outros lugares e o levam para um clube secreto, que ele não pode entrar. Ele tenta descobrir o que acontece no lugar, até que com a ajuda de um amigo ele consegue ser aceito no clube.

O clube é um estranho local, onde as pessoas entram em quartos, onde há televisores, que passam estranhos programas de televisão, parecem programas snuffs, ao mesmo tempo que não parecem reais, assim Gambir começa a chegar mais perto da pessoa que lhe pede ajuda.

Depois de descobrir que todos ao seu redor o estavam traindo, Gambir junta todos em um jantar para se vingar.

The Forbidden Door não mostra nada de novo, ele pode ser uma mistura de videodrome com De Olhos Bem Fechados, com alguns toques de Lynch e o cinema Asiático de horror atual. Mas tem uma estória envolvente com diversas tramas que se ligam, com uma pessoa que começa a conviver com vários acontecimentos ao mesmo tempo e não consegue dar conta.

As alucinações dão um tom total de estranheza e de reflexão sobre o que realmente aconteceu durante a maior parte do filme. Já o final mostra cenas que não se ligam totalmente a estória que estava sendo contada até o momento. Parece que ele deixou todo o mistério para o final do filme, confundido quem está assistindo, para ficar uma dúvida no ar. Tem alguns signos que talvez seja apenas da Indonésia e facilite na interpretação para quem conhece melhor o país ou talvez eu não tenha o know-how suficiente para interpretar tudo.

Vale a pena assistir este filme se você não tem problemas com filmes de tensão moderada e violência gore, por horas, tão exagerada que passa a ser cômica, outras, são bem agonizantes, como uma mulher costurando a mão. Aos fãs de filme off-hollywood.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s