DOWN BY LAW

Dounbailou (Down by Law)

Dirigido por: Jim Jamursch

Duração: 107 minutos.

Down by Law é um filme underground americano, dirigido por Jim Jamursch, que já teve um filme resenhado aqui no blog, o Flores Partidas. Este filme faz parte da coleção da Lume Filmes, são DVDs que tem um preço bem alto, infelizmente estas obras são para uma pequena elite.

O filme tem uma estética bem peculiar no início, o filme começa com cenas de alguns lugares de alguma periferia dos EUA, como se alguém tivesse olhando as casas com um carro, logo em seguida um homem chegando em sua casa e deitando na cama com uma mulher, outro homem em algum outro lugar também parece chegar em sua casa e se deitar na cama com uma mulher.

Zack é um DJ de rádio, ele acabou de sair de mais um emprego e sua namorada, tem um surto, porque ele não para em nenhum lugar, não consegue se estabilizar, ela joga discos pela janela e nele, grita, e Zack apenas fica parado ouvindo, apenas se mexe quando algo é arremessado em sua direção. Zack termina seu relacionamento e sai de casa.

Jack é um cafetão ele está contando dinheiro, enquanto uma de suas prostitutas fica lhe falando que ele não tem muito futuro, que ele deveria ouvir mais ela, que assim ele cresceria nos negócios. Jack não ouve uma palavra do que a mulher está falando. Atende o telefone e recebe alguém em sua casa, ele recebe uma proposta de uma nova garota para ser sua prostituta, uma jovem, ele vai atrás e acaba em uma armadilha, acusado de pedofilia ele vai preso.

Zack desolado está em um bar e recebe uma proposta de levar um jaguar até o outro lado da cidade e ainda levar uma boa grana para isso. Ele mesmo não querendo muito aceitar o “trabalho”, aceita e sai dirigindo pela cidade, até que a policia lhe para, olha o porta-malas e descobre um corpo lá, ele vai preso também.

Jack e Zack acabam ficando presos na mesma cela, eles parecem não se darem muito bem no início, aos poucos vão desenvolvendo uma certa amizade, começam a conversar um pouco, para poder passar o tempo. Até que a paciência dos dois chega ao limite e começam a brigar, machucados, eles recebem um novo colega de cela. Roberto, um italiano que não fala muito bem inglês, o pouco que fala, são frases que ele repete que estão anotadas em um caderninho. O italiano é interpretado por Roberto Benigni, o que ficou conhecido pelo filme A vida é bela.

Os três apesar de não terem lá uma relação muito amistosa, começam a desenvolver uma estranha amizade e consegue em alguns momentos até se divertir, Bob é o mais animado e tenta esquecer que esta preso em uma pequena cela. A parte da cadeia do filme é muito interessante cinematograficamente, cerca de quarenta minutos de filme se passam dentro da cela e os planos são bem longos, talvez tenham no máximo uns dez enquadramentos diferentes durante este tempo, mostra muito bem o tédio que deve ser ficar preso e não ter nada para fazer, mesmo tendo outras pessoas os assuntos devem acabar, os jogos já não se fazem tão divertidos e não há sequer uma janela para poderem ver o sol. E a falta de maiores movimentos em cena, não torna o filme cansativo.

Bob descobre um jeito de fugirem, está é uma das cenas mais bonitas fotograficamente do filme, eles fogem para uma floresta, acabam se perdendo, eles não sabem para onde ir, por momentos querem se separar, mas ninguém sabe muito bem para onde deve ir. Ficam juntos até o momento em que cada realmente tenha que seguir o seu caminho, aquela amizade que aconteceu na cadeia, foi apenas por causa da convivência diária obrigatória e não uma amizade por afinidades e interesses. Assim, quando aquele ambiente se desfaz, cada um deve seguir o seu caminho.

Jim Jamursch fez um belo filme em Down by Law, confesso que o titulo já causa uma expectativa de ser um filme de máfia, com grandes crimes, só que não há nada disso no filme, mesmo Jack sendo um cafetão, ele não cometeu o crime pelo qual foi condenado, Zack, era apenas um desajustado socialmente e Bob que era um trapaceiro de jogos, cometeu um assassinato não intencional. Mesmo estando presos, eles conseguem achar um pouco de beleza para continuar vivendo e ao fugirem descobrem que lá fora não é tão fácil de viver, precisam comer e encontrar abrigo. A fotografia do filme, que é toda em preto e branco é muito bonita, principalmente as cenas noturnas e as cenas onde há um espelho d’água durante a fuga. Todo o filme é muito bem feito, o cinema americano nunca totalmente perdido com os filmes do Jim Jamursch, que exerce uma direção impecável, seus filmes fogem da linha hollywoodiana de filmagem, o que já é um fato louvável.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s