OS COWBOYS DE LENINGRADO VÃO À AMÉRICA

Os cowboys de Leningrado vão para a America (Leningrado Cowboys GO America)

Dirigido por: Aki Kaurismaki

Duração: 78 minutos.


Este foi o primeiro filme que vi deste diretor, confesso que não o conhecia até então, na semana passada passou no cineclube do belas artes, com o fim das minhas aulas noturnas eu passei a freqüentar as quartas feiras o cineclube e para o leitor que mora em São Paulo e ainda não sabe o cinema deve fechar, caso não arrume um patrocinador até o final de julho, no twitter há informações sobre isso, veja a hashtag #salvemobelasartes.

Kaurismaki é um cineasta finlandês, o inicio do filme se passa na Finlândia, na verdade acredito que todo o filme tenha sido filmado na Finlândia, todas a locações, tem algo que lembra os EUA, mas sempre tem algo que parece que não é lá, digo isto devido as imagens que já vi dos dois países em filmes, não tive a oportunidade de visitá-los. Mas não é de duvidar que tenha sido todo feito na Finlândia, não parece que é um filme com dinheiro para filmar em diversos locais em outro pais.

Os cowboys de Leningrado vão para a América é um Road movie, misturado com musical. A estória é uma banda da Finlândia que não tem lá muito público no pais, um produtor recomenda que eles vão para a America, já que lá eles gostam de todo lixo. A banda que se chama Cowboys de Leningrado então seguem para a America. A primeira parada é Nova Iorque, onde eles conseguem um show no México, eles então compram um Cadilack e seguem pelos EUA até o grande show no México, tocando rock’n’roll, que foi o estilo que o produtor de Nova Iorque indicou para

Conforme eles vão passando pelas cidades, com um caixão em cima do carro, já que um dos integrantes da banda, morreu congelado com o contra-baixo em uma das mãos na Finlândia, e eles também levam o cadáver para a viagem, vão parando em bares para comer e beber, conseguindo shows para a banda.

Eles não agradam muito as pessoas durante os shows, eles tocam velhos clássicos do rock’n’roll, mas a banda apesar de ter um visual bem típico de roqueiros, eles usam, um topete igual de um dos personagens do desenho dos caça-fantasmas, um sapato bicudo como os dos palhaços, só que eles não tinham muito carisma, a maioria do grupo fica com a cara amarrada.

Durante a viagem a banda, junto do seu empresário que não lhes dá muito o que comer para eles, acaba sendo surpreendido, pelo grupo que causa uma revolução e amarra o empresário e pega o dinheiro e compra bebidas e comida. A banda não toca mais durante este tempo, fica apenas bebendo e cantando. Até que um retardado que é o único fã da banda, aparece com um peixe enorme, ele vinha perseguindo a banda, desde a Finlândia, para se tornar um Cowboy de Leningrado, só que o pessoal da banda não quer aceitá-lo, isso muda, quando ele consegue libertar o empresário que volta a comandar o grupo e o retardado para ser um assistente. A banda que passa por diversos momentos, inclusive chega a ser presa, finalmente chega ao México para se apresentar em uma festa de casamento e a banda que sempre encaixa o set list conforme o público presente, agrada os convidados.

Os cowboys de Leningrado vão à America é um belo filme, tem uma estória simples, é um filme divertido, meio sessão da tarde, mas vale a pena, tem cenas engraçadas, boas canções, a banda é boa. O ápice das apresentações é quando a banda toca em um bar de motoqueiros e eles não estão gostando muito do show, até que um dos integrantes do grupo, puxa a musica Born to be wild e todo o pessoal começa a gostar da banda. O filme é bem simples no seu modo de filmar, enquadramentos simples, quase não tem diálogos, é um filme bem caricato, principalmente com as “caras” que os personagens fazem. Gosto de filmes assim, mostram que não é preciso grandes produções para se fazer um bom filme, é claro que também não é um filme genial, mas tem o seu valor e vale a pena assisti-lo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s