OS SETE SAMURAIS

Os Sete Samurais (The Seven Samurai)
Dirigido por: Akira Kurosawa
Duração: 202 min

Faz algum tempo que queria ver este filme, um professor me contou a estória do filme e desde então venho tentando encontra-lo, saiu recentemente uma versão para colecionadores, muito boa.
Os sete samurais, é um filme sobre um velho samurai que já não acredita que possa lutar, mas é contratado por um grupo de camponeses que querem defender sua vila do saque de outros samurais.
Sabendo que ele não conseguirá defender o vilarejo sozinho, ele vai atrás de outros samurais, o problema é que os camponeses só podem pagar com comida e um lugar para dormir o que afeta a honra dos samurais que só querem trabalhar por dinheiro.
Com muito esforço e conversa ele consegue arrumar mais cinco samurais, dentre eles um aprendiz, um verdadeiro samurai sério, um velho amigo e mais dois samurais que estão sempre felizes, assim seguem até o vilarejo.

Durante o caminho percebem que estão sendo seguidos por um homem que tem uma espada nas costas, mas não é um samurai, mas pela sua insistência ele acaba se juntando a eles.
Ao chegarem à vila, os camponeses ficam com medo dos samurais, chegam até a esconderem as mulheres, um deles corta até os longos cabelos da filha e faz com que ela se vista como um homem.
Com a confiança dos camponeses conquistada, os samurais começam a fazer uma estratégia de defesa, pois eles serão a minoria. Com a estratégia definida, eles começam a treinar os camponeses e a fazer as mudanças físicas no vilarejo.
Chega a época da colheita, as mulheres aparecem e começam a trabalhar. Agora é só aguardar a chegada dos samurais saqueadores para a guerra que está para começar.
Numa batalha que leva dias, com grandes cenas de luta e estratégia, misturada com o medo dos camponeses, a coragem dos samurais e a vontade de todos de vencerem para acabarem de vez com os saqueadores.
O maior épico da história do cinema, Kurosawa fez não apenas um filme comum sobre samurais, há também aspectos psicológicos e da cultura japonesa, que deixam o filme muito mais agradável.
Este filme tem mais de três horas, quem possa pensar que é um filme lento e cansativo, está enganado. Desde o início há cenas incríveis, tanto em imagem, como em diálogo e ação, é o melhor filme japonês que assisti. Influenciou até hollywood que fez uma versão western que se chama Sete Homens e Um Destino, que ainda tem duas continuações e uma versão com mulheres.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s