ALPHAVILLE

ALPHAVILLE – LEMY CONTRA ALPHAVILLE (Une étrange aventure de Lemmy Caution).
Dirigido por: Jean-Luc Godard.
Duração: 100 minutos.

Alphaville é um ótimo filme de ficção cientifica realizado por Jean-Luc Godard um dos principais cineastas do cinema novo francês.
O Sr. Johnson um repórter de um jornal de New York chega a galáxia de Alphaville para fazer uma matéria para um jornal, logo na sua chegada ele é surpreendido por uma funcionária do hotel que é quase uma prostituta, alguém tenta mata-lo, no entanto Johnson consegue mata-lo.
Algum tempo depois a filha do Dr. Van Braun (Homem do qual ele precisa fazer uma matéria), aparece para visitá-lo no hotel, é uma linda mulher que tem o nome de Natacha, ela é uma espécie de recepcionista de Alphaville e irá acompanhar Johnson pela galáxia.
Natacha e Johnson vão para uma estranha festa onde há uma espécie de aula, Johnson sai e espera até acabar, depois que Natacha sai eles vão para outro evento, ainda mais estranho e bizarro que o primeiro. Pessoas assistem a execução de outras pessoas que tem atitudes estranhas e deixam de serem pessoas normais segundo a inteligência artificial Alfa-60, estas pessoas são então condenadas a morte, elas tem que andar por um trampolim e levam um tiro e depois caem em uma piscina, nadadoras vão até ele para afogá-los caso ainda estejam vivos.

Johnson consegue um encontro com o Dr. Van Braun em circunstâncias um pouco perigosas, depois deste encontro Johnson vai preso e é interrogado pelo computador Alfa-60, a sapiência de Johnson faz com que Alfa-60 se confunda com os resultados e o manda para conversar com um engenheiro chefe, que lhe explica como funciona Alfa-60 e o que eles querem com ele.
Conseguindo uma liberação Johnson volta para o seu apartamento, lá encontra Natacha, que foi proibida de o ver. Eles conversam muito sobre o estrangeiro e sobre as palavras proibidas em Alphaville, todas ligadas a sentimentos. Johnson revela estar apaixonado por Natacha e ela também faz o mesmo. A polícia chega e prende novamente Johnson com uma ótima cena de despedida entre Natacha e Johnson.
Levado novamente para Alpha-60 o computador descobre que Ivan Johnson é na verdade Lemy Caution, um agente secreto, mandado para espionar Alfa-60 e seu criador Dr. Van Braun que pretende entrar em guerra com as outras galáxias. Caution consegue destruir Alfa-60, resgatar Natacha e fugir, eles deixaram Alphaville e foram para Veneza onde poderia viver tranquilamente, num lugar onde os sentimentos não fosse proibidos.
Este é um filme de ficção sem exageros quanto a cenários e robótica, como Matrix e Blade Runner por exemplo. Lembra a simplicidade de Solaris de Tarkovsky. Os locais são iguais aos do mundo de hoje e o ser humano continua egoísta e com vontade de ter cada vez mais poder. Como a maioria dos filmes de Godard tem vários diálogos políticos, experimentações com a câmera e efeitos simples, dando uma estética maravilhosa para Alphaville. Certamente um clássico da ficção científica com ênfase nos aspectos psicológicos e evolucionistas do próprio ser humano e sua dependência cada vez maior na tecnologia.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s