DANÇANDO NO ESCURO

Dançando no escuro (Dancer in the dark)
Dirigido por: Lars Von Trier
Duração: 138 minutos

Quando assisti a este filme pela primeira vez, tive uma surpresa, não gosto de musicais, mas este é de uma beleza e de uma poesia tão grande que não tive como não admira-lo.
Selma (Bjork) é uma imigrante que mora nos EUA, e trabalha muito para juntar dinheiro e pagar a operação para uma doença nos olhos do filho, que ele terá porque é uma doença genética que vem atacando a família de Selma.
Apaixonada por musicais, ela ensaia um musical para o teatro, junto com uma amiga, mas como ela já não conseguia enxergar mais teve que deixar este sonho para depois.
O dono do trailer onde ela mora lhe engana e faz com que ela o mate, assim ela acaba indo parar na cadeia e condenada à morte. Von Trier mostra toda a injustiça da forma como os americanos tratam a justiça, condenando uma pessoa inocente a morte, usando de advogados que só pensam em justiça para que sua carreira tenha ascensão, junto a um caso tão importante.

Com a cegueira certa de Selma, ela começa a se imaginar num musical e em certos momentos aparece a musica e as coreografias, iguais aos musicais, mas aqui eles não começam a dançar do nada é o sonho de Selma se realizando em sua mente e os musicais são tristes, totalmente diferente dos musicais de Hollywood/Broadway.
Dançando no Escuro, junto com O Homem Elefante de David Lynch é um dos filmes mais tristes que eu já vi, onde a personagem principal passa por toda uma situação, para que o filho tenha a tão sonhada cirurgia e ela possa cumprir e tirar a culpa de ter concebido um filho doente.
Há cenas maravilhosas, com a já famosa câmera do Dogma 95, onde se usa a todo o momento a câmera sobre os ombros, o que torna as imagens instáveis, aumento a angustia e a revolta que você sente com o desenvolver da triste história.
Um clássico do cinema, um musical atípico, poético e totalmente comovente, te prende até o final, um drama muito bem montado e com uma visão diferente sobre a American Way of Life, pena de morte, deficiência, justiça e musicais.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s